segunda-feira, 26 de julho de 2010

Viajando para Nárnia


Faltam apenas cinco meses para o filme 'As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada' chegar nas telonas e tem gente que me pergunta o motivo da ansiedade. Afinal, qual é o problema das pessoas com histórias infanto-juvenil? Só gosta das histórias de Nárnia quem realmente entende a essência da mensagem que é trasmitida, e para isso é necessário que o leitor (a) esteja aberto a isso, aberto a receber coisas novas.

Eu costumo dizer que ler a saga de C.S Lewis é fazer uma viajem longa, na qual é impossível voltar, pelo menos, não a mesma pessoa. A leitura dessa obra é fascinante, a sensação é de entrar no livro e viver aquelas aventuras mágicas com adoráveis criatutas mitológicas e apredendo com o Grande Leão, o maioral de Nárnia, Aslam.

A mensagem biblica do livro salta aos olhos, de quem conhece a palavra, é claro. E na minha opinião, Lewis abusou de sua sabedoria passando essa mensagem através do livro. Ele quebrou o 'Tabú' de que não era possível escrever o que gosta usando um mundo imaginário. Quando Lewis escreveu as crônicas, entre os anos de 1948 e 1954, ele já tinha 50 anos de idade.

“Tudo começou com uma imagem de um fauno carregando um guarda-chuva e pacotes em um bosque nevado. A imagem surgiu em minha mente desde que eu tinha uns 16 anos. Então um dia, quando eu tinha uns 40, eu disse para mim mesmo: ‘Vamos tentar fazer uma história sobre isso”. C. S. Lewis

Eu recomendo a leitura aos jovem de todas as idades. A eterna juventude está além do que é possível ver no exterior.

Para quem quiser conhecer mais sobre o mundo fantástico de Nárnia, pode acessar o site: www.mundonarnia.com

Beijos e até a próxima =P

Um comentário:

  1. Eu amei imensamente a forma como você descreveu essa carta magna da literatura. Nárnia é de fato uma aventura apaixonante,incrivel e surpreendente. Eu levei " O leão, a feiticeira e guarda-roupa" para os meus alunos assistirem, e foi incrivel e emocionante ver o encanto saltando aos olhos dos meus pequeninos.

    ResponderExcluir